sábado, 25 de julho de 2009

Dos caminhos que eu não sei

.
"Pois é. Mas hoje eu até queria. Como quase nunca quero. Como quase nunca peço. Tentei e insinuei, mas minha força anda fraca. As circunstâncias me laceram e não me apraz esse apanhar, esse perder lugar. Não sei mesmo que caminho seguir. E o pior que nem é nervosismo o que estou sentindo, nem indignação, só paira sobre mim uma nuvem escura de fumaça e dúvida, sensação de perda de tempo, de resignação, até esperança tem me habitado nesses últimos dias. Esperança. Em mim. Irreconhecível. Ou trouxa."

Foi assim delicadamente com esse trecho de Caio F. que eu decidi começar o post. Tudo isso porque hoje ao pegar o jornal me deparo com a notícia de que a faculdade em que eu estudo não terá mais o curso de graduação me jornalismo. Ok, não vou ser um maior abandonado sem faculdade, é claro que quem já esta cursando a graduação vai ter o direito de terminar “tranquilamente” todos os períodos ainda restantes. Mas, o que me perturba é o fato de saber que Sim, a profissão que eu escolhi pra ganhar o meu pão de cada dia vem sendo banalizada e ser jornalista daqui uns dias vai significar quase ou mesma coisa que “nada”. Claro, não acho que tudo se aprende no bando da faculdade, eu mesmo quebrei muito a cara correndo atrás de fontes e mendigando notícias na rua, nas tais ditas “atividades práticas”. Mas mesmo assim dói saber que eu e meus amigos poderemos mesmo ser os últimos daquela universidade a receberem o diploma de comunicólogos.
Há tempos uma idéia de mudar, respirar novos ares, vem me habitando a mente. Com essa decisão da “queda” do meu diploma as últimas semanas foram dark, no mais escuro sentido da tradução. Chegar aqui, no meio de uma faculdade, aos 20 anos e de repente perceber que tudo pros outros vai ser apenas “papel”. Eu confesso que já chorei muito de uns tempos pra cá, por isso tudo. E não tenho vergonha de assim abertamente declarar isso aqui. Acho que isso me faz forte e me mostra que realmente estou certo da profissão que escolhi e do que quero delicadamente pro meu futuro.
Hoje não consigo pensar em mais nada, preciso ficar quieto, pensar quais serão as melhores escolhas e quais caminhos seguir. Só ainda não entendi porque tive de abrir o jornal, logo cedo, me preocupar com as noticias, enquanto o sol vem esquentando lve o dia além da janela e das paredes ainda frias da noite. Como um bom principiante à jornalista me lembrei de uma coisa importante: Nem todo mundo gosta de aparecer no noticiário!

MaycOl C.

2 comentários:

Unknown disse...

sendo eu um infeliz que vem de um curso que privilegia a tecnicidade da aplicação das nomas e de outro que prefere a mera praticidade como construção de conhecimentos, eu entendo muito bem o que diz... e, infelizmente, o diploma é no final um pedaço de papel que vai parar na parede emoldurado para ser exibido ou em baixo de uma pilha de outro papéis em um mundo que valoriza corte e recortes como construção de uma "ciência", respostas rápidas ao imediatismo faminto dos nossos contemporâneos... então não se assuste... sinto que deveria te dar as boas vindas à realidade do mercado profissional nessa país terceiro mundista - e que vai continuar assim por séculos - e se quiser posso atér ser seu guia - não se esqueça de experimentar um salgadinho na saída... estão deliciosos... - nessa festa em que poucos realmente são conscientes do que se passa... mas sabe, acho que já sabe que tudo isso é passeiro... que é mero choque à notícia, pois o que constrói é o que vem de ti. com ou sem diploma, é a sau paixão que prevalece... e assim que consigui transformar um copo de papel cheio de ar em algo que pelo menos me seja útil - já que não me satisfaz por completo. está completo em ti! e isso te bastará... logo perceberá essa verdade simples que constrói um mundo em terra firme e não em nuvens imaginariamente sólidas como os demais ao redor. chore e deie o brilho das lágrimas iluminar essa escuridão que te cercou... e qualquer coisa, se precisar, te empresto um pouco do meu vermelho para animar um pouco as coisas... ;-D

Rafael Michalichem disse...

Pensa que "Jornalista" ainda emprega algum respeito, a profissão pode até ter ido pro saco, mas as pessoas ainda não perceberam isso.
Mas "Ator" é uma coisa que é motivo de deboche desde sempre. E haja caráter pra manter uma escolha em ambas as profissões.